Sobre as palavras









"Tenha cuidado com seus pensamentos. Eles podem explodir em palavras a qualquer momento."
Samuel Smilles


"Tenho horror a de aqui a pouco vos ter já dito o que vos vou dizer. As minhas palavras presentes, mal eu as diga, pertencerão logo ao passado, ficarão fora de mim, não sei onde, rígidas e fatais... Falo e penso nisto na minha garganta, e as minhas palavras parecem-me gente..."
Fernando Pessoa


"Chega mais perto e contempla as palavras. Cada uma tem mil faces secretas sob a face neutra e te pergunta, sem interesse pela resposta, pobre ou terrível, que lhe deres: Trouxeste a chave?"
Carlos Drummond de Andrande


"O silêncio não é a negação da palavra, como a palavra não é tampouco a negação do silêncio. Há silêncios eloquentes, como palavras vãs."

"É na riqueza do nosso silêncio interior que se forma a qualidade de nossas manifestações verbais. Como é na riqueza de sua repercussão no silêncio posterior que reside o sentido mais profundo no nosso privilégio verbal."
Tristão de Athayde


"Com as palavras todo cuidado é pouco, mudam de opinião como as pessoas."
José Saramago


"Alheias e nossas as palavras voam."
Cecília Meireles


"Penetra surdamente no reino das palavras. Lá estão os poemas que esperam ser escritos. Estão paralisados, mas não há desespero, há calma e frescura na superfície intata. Ei-los sós e mudos, em estado de dicionário."
Carlos Drummond de Andrade


"O poeta sonha no concreto o sonho de todos. Ele sabe que a poesia brota da banalidade do mesmo modo que o poema nasce da linguagem comum. Está na tua boca, na minha boca, a palavra que eventualmente se converterá em beleza. Ou não."
Ferreira Gullar


"Minha liberdade é escrever. A palavra é o meu domínio sobre o mundo."
Clarice Lispector

"Uma palavra morre
Quando falada
Alguém dizia
Eu digo que ela nasce
Exatamente
Nesse dia"
Emily Dickinson


"As palavras, após a fala, alcançam o silêncio."
T. S. Eliot


"A palavra não foi feita para enfeitar; a palavra foi feita para dizer."
Graciliano Ramos

"É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo"
Clarice Lispector

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails